Colchão firme? Como saber qual a firmeza ideal

Publicado por Mercado do Colchão on 27th Aug 2025

Colchão firme? Como saber qual a firmeza ideal

A escolha da firmeza do colchão é um dos fatores mais importantes para garantir uma boa noite de sono e cuidar da saúde da coluna. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual o nível ideal: macio/suave, médio ou firme? A resposta depende de uma combinação de fatores como o peso corporal, a posição em que a pessoa dorme, preferências pessoais e eventuais problemas de saúde.

 

O que é a firmeza do colchão?

A firmeza refere-se à sensação inicial de se deitar no colchão, ou seja, o quão "duro" ou "macio" ele parece. Esta característica está diretamente relacionada com o tipo de materiais utilizados na sua construção, como espumas, molas e a densidade dos componentes.

Sugerimos a leitura detalhada do artigo como escolher o colchão ideal para saber um pouco mais sobre os materiais utilizados num colchão e o tipo de colchões disponíveis.

É importante diferenciar firmeza de suporte: um colchão pode ser macio, mas ainda assim oferecer ótimo suporte à coluna vertebral.

 

Tipos de firmeza do colchão

Colchão macio ou suave

  • Ideal para quem gosta da sensação de "abraço" ao deitar no colchão;
  • Indicado para pessoas com peso inferior e que têm como preferência dormir de lado;
  • Alivia pontos de pressão nos ombros e quadris.

O Colchão Luxury Gel de Molas Ensacadas é ideal para quem procura o máximo conforto e suavidade ao deitar. Constituído por molas ensacadas, oferece suporte individualizado, independência de movimento, maior durabilidade e excelente adaptação ao corpo.

Colchão de Firmeza Média

  • Equilíbrio entre conforto e suporte;
  • Indicado para a maioria dos perfis, principalmente para quem dorme de lado ou de costas;
  • Boa opção para casais com preferências diferentes de sono.

Para os adeptos de um colchão com firmeza média, aconselhamos o Colchão Energy II- Espuma que se adapta a diferentes tipos de corpo e posições de dormir. Adicionalmente, o mesmo possui um toque aconchegante, com um núcleo de alta densidade, que confere estabilidade e alinhamento correto da coluna.

 

Colchão de Firmeza alta

  • Ideal para quem precisa de suporte extra ou tem dores na coluna;
  • Indicado para pessoas com mais de 90 kg ou que dormem de barriga para cima ou para baixo;
  • Mantém a coluna bem alinhada, mas pode ser desconfortável para quem gosta de colchões mais macios.

O Colchão Energy de Espuma caracteriza-se pela sua firmeza elevada e bloco de alta resiliência. Possui, ainda, excelente relação qualidade/preço que lhe confere uma versatilidade excelente para casas de aluguer ou segundas casas.

 

Como escolher a firmeza ideal para si?

Considere o seu peso corporal

Pessoas mais leves tendem a preferir colchões mais macios, enquanto pessoas mais pesadas geralmente sentem-se mais confortáveis em colchões mais firmes, que não afundam tanto.

Pense na sua posição de dormir

  • Dorme de lado: opte por colchões mais macios que ajudem a aliviar a pressão nos ombros e quadris;
  • Dorme de costas: prefira colchões de firmeza média a firme para oferecerem melhor suporte;
  • Dorme de barriga para baixo: sugerimos colchões com firmeza elevada, sendo os ideais para evitar uma curvatura exagerada da coluna durante a noite.

 

Problemas de coluna ou dores no corpo

Para as pessoas que sofrem de dores lombares, a firmeza média a firme costuma ser a mais recomendada. No entanto, é sempre bom consultar um ortopedista ou fisioterapeuta.

 

 

Sendo assim, quando falamos da firmeza do colchão, não existe uma resposta perfeita para escolher a firmeza ideal. Posto isto, sugerimos que tente encontrar o equilíbrio entre conforto e suporte, tendo sempre em conta as suas características pessoais e necessidades físicas.

 

No Mercado do Colchão, oferecemos uma gama completa de colchões com diferentes níveis de firmeza, materiais e com qualidade garantida. Se ainda está com dúvidas teremos todo o gosto em ajudá-lo a encontrar o colchão ideal, contacte-nos até às 22h e tentaremos auxiliar.